domingo, 18 de outubro de 2009

PDF Interativo


http://info.abril.com.br/edicoes/223/arquivos/4714_1.shl

Meu PDF tem vídeo!


O seu tem? Crie com o Adobe Acrobat documentos interativos com áudio e vídeo embutidos

POR CARLOS MACHADO

Num arquivo PDF, além de páginas com texto e imagens, é possível incluir clipes de som ou vídeo e arquivos de animação. Do mesmo modo, pode-se acrescentar botões de comando que tornam o PDF um documento interativo. Com o Adobe Acrobat Professional, a criação de um PDF desse tipo é uma tarefa sem mistério: tudo é feito via menus. Neste tutorial, vamos criar uma apresentação de slides com botões de navegação e recursos de áudio e vídeo.


1. Arquivo de fotos

Para montar a apresentação, vamos usar uma coleção de dez fotos e um vídeo MPEG. Com as fotos, vamos construir um arquivo PDF de múltiplos documentos. Ou seja, um documento com dez páginas, uma para cada foto. Para isso, na barra de ferramentas principal do Acrobat, clique no botão-menu Create PDF e escolha a opção From Multiple Files. Na janela que surge, clique no botão Browse, navegue até a pasta onde estão as fotos, selecione todas e acione o botão Add. Use os botões Move Up e Move Down se quiser estabelecer uma ordem específica para a seqüência de imagens. Dê OK. O Acrobat importa as imagens e monta um PDF. Salve o documento.


2. Interatividade

Enquanto você está visualizando o documento reduzido, o programa exibe botões de navegação para facilitar a troca de página. Mas você vai precisar incluir botões próprios se quiser mostrar as imagens em tela cheia. Vamos fazer isso. Posicione o documento na imagem 1. Clique no botão Advanced Editing. Surge na tela uma barra flutuante com esse mesmo nome. Nessa barra, clique no botão-menu Button Tool e trace um botão sobre a foto. Imediata- mente, aparece a caixa de propriedades desse botão. Na orelha Geral, dê um nome para o botão (por exemplo, Próximo), no campo Name, e defina uma dica de tela — a pequena etiqueta que aparece quando se passa o mouse sobre o objeto (exemplo: Próxima Página). Na orelha Options, indique a legenda do botão: Próximo. Por fim, na orelha Actions, você vai definir o que acontece quando se clica nesse objeto. Na caixa Select Action, escolha a opção Execute a Menu Item e clique no botão Add. Surge a tela Menu Item Selection. Como a ação é mudar para a próxima página, indique o menu e a opção que você deseja executar: View/Go To/Next Page. Clique em Close.


3. Teste o botão

Será que está funcionando? Faça o teste: na barra de ferramentas, clique no botão Hand Tool, a ferramenta que mostra uma pequena mão. Ela tira o documento do modo de edição e o coloca em modo ativo. Agora, clique no botão Próximo. Perfeito: o documento saltou para a página 2. Retorne à primeira página e clique outra vez na barra Advanced Editing, na opção Button Tool. Você pode voltar à edição do botão. A fonte da legenda ficou minúscula. Vamos corrigir isso. Clique no objeto com o botão direito do mouse e escolha Properties. Na orelha Appearance, quadro Text, selecione a fonte e o tamanho desejados. Experimente até encontrar o tamanho que achar mais adequado. Observe: na orelha Options, você pode redefinir o layout do botão, incluindo nele um desenho em formato JPG.


4. Outros botões

Agora, vamos desenhar outro botão. Para cortar caminho, selecione o botão já pronto, copie-o e cole-o duas vezes na tela. Assim, temos mais dois objetos. Um deles exibirá a página anterior e o outro fechará o documento. Ajuste a legenda e o texto da dica dos dois na janela de propriedades. Para o botão Anterior, na orelha Actions, clique na linha Execute a Menu Item e clique no botão Edit. Na janela Menu Item Selection, indique View/Go To/ Previous Page. O terceiro botão terá o nome Fechar e sua função é fechar o documento, também uma opção de menu. Sua ação corresponde a File/Close. Antes de verificar o funcionamento desses dois botões, salve o documento. Defina a posição final dos botões e, na tela Properties, orelha Options, ligue em cada um a caixa Locked (travado). Assim, o objeto se torna fixo em sua posição.


5. Todas as páginas

Até o momento, desenhamos botões de controle somente na página 1. Mas, claro, eles precisam estar em todas as páginas. Clique na ferramenta de seleção (Select Object Tool) e trace um retângulo que envolva os três botões. Clique num deles com o botão direito e, no menu, acione Duplicate. Surge a caixa de diálogo Duplicate Field. Escolha All e os botões se propagarão para todas as páginas do PDF. Mas na página 1 você não precisa do botão Anterior. Destrave-o e apague-o. Do mesmo modo, na última página, o botão Próximo não é necessário. Apague-o também. Se quiser, você pode incluir mais dois botões para exibir a primeira e a última página. Como definimos que as fotos devem ser mostradas em tela inteira, acione File/Document Properties. Na nova tela, selecione a opção Initial View e marque Open in Full Screen Mode. Dê OK, salve o documento, feche-o e abra-o novamente. Ele deve surgir em tela inteira. Aí, também se pode clicar na tela com o botão esquerdo para avançar uma foto e com o botão direito para recuar. Para voltar ao modo de edição no Acrobat, tecle Esc.


6. Cabeçalho

Para adicionar um cabeçalho nas páginas de sua apresentação, vá a Document/Add Headers & Footers e digite o texto desejado. Ainda no menu Document, você pode escolher efeitos de transição para as páginas. Estão no submenu Pages/Set Page Transitions. Na tela Set Transitions, escolha o efeito e a velocidade de transição. Há ainda a caixa Auto Flip. Ligada, ela faz as páginas serem trocadas automaticamente.


7. Áudio e vídeo

Admita que em sua apresentação de fotos você queira introduzir um vídeo para mostrar algo relacionado a uma das imagens. Faça o seguinte. Clique na ferramenta Movie Tool e desenhe sobre a foto a área em que o vídeo será mostrado. Na tela Add Movie, clique no botão Browse e indique o arquivo de vídeo que vai usar. Pode ser MPEG, AVI, SWF e outros. Se o documento vai ser aberto em outras máquinas, prefira usar formatos universais, como o MPEG. Como padrão, o vídeo é ativado mediante um clique na janela que o contém. O clipe deve ser curto. Primeiro, porque ele é incorporado ao PDF. Portanto, vídeos longos geram arquivos enormes. Depois, porque o Acrobat só oferece recurso para iniciar a execução do vídeo (o que também pode ser feito com um botão de comando). Não há como parar ou pausar o clipe. O mesmo acontece com as opções de áudio. Essas podem ser incluídas no documento com a ferramenta Sound Tool, que está na barra Advanced Editing no mesmo botão-menu da ferramenta Movie Tool, a de vídeo.


8. Multiplataforma

Sua apresentação está pronta. A inclusão de recursos multimídia em arquivos PDF tem outras vantagens. O PDF é multiplataforma, e pode ser visualizado em Windows, Mac e Linux. Além disso, é também uma boa opção para enviar arquivos por e-mail. Como se sabe, apresentações do PowerPoint e animações do Flash, por exemplo, freqüentemente são barradas pelos servidores de e-mail, porque podem conter programas nocivos. O PDF não sofre esse tipo de restrição.

Um comentário:

  1. Muito bom esse passo a passo, só acho que seria bacana algo mais ilustrado para quem estiver lendo, parabéns!

    ResponderExcluir