http://www.oficinadanet.com.br/artigo/491/iso_9000_-_conceitos
O que siguinifica ISO ?
R: International Organization for Standardization ou seja Organização Internacional de Normalização.
O que é ?
R: Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.
No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) A ISO 9000 é um modelo de padronização.
A organização deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001 para serem certificadas, dentre esses requisitos podemos citar:
- Padronização de todos os processos chaves do negócio, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;
- Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;
Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;
- Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário;
- Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.
ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.
http://www.iso9000.com.br/basicas.htm
Ter um certificado ISO 9000 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000. As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária. O que acontece é que muitas empresas, passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos que voce adquire dele). Este fato, no inicio aconteceu, principalmente com as estatais (Petrobras, Eletrobras, Telebras, etc, e acabou se extendendo às grande empresas. Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9000. Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing. Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos ( esse é o grande objetivo !)
A ISO 9000 PODE TER ATE O OBJETIVO DE PADRONIZAR AS EMPRESAS, TENTAR DIVIDIR NO MERCADO QUEM TEM OU NÃO QUALIDADE, MAS MUITAS DAS EMPRESAS TEM A ISO SOMENTE PARA CHAMAR PUBLICO, E NÃO SABEM NEM PARA QUE SERVE, E SUA QUALIDADE TANTO EM PROCESSOS QUANTO EM ATENDIMENTO SÃO PESSIMAS.
AE A PERGUNTA, ENTÃO PARA QUE SERVE A ISO 9000?
ESSA NORMA POR VEZES FOI COLOCADA EM FOCO PEJORATIVO, POR CAUSA DESSAS EMPRESAS QUE TEM A NORMA E NÃO SEGUEM O QUE ELA DIZ.
tambem concordo
ResponderExcluirBom dia Priscila!!´
ResponderExcluirRealmente é muito importante a empresa ter este selo.
Eu gostaria de uma parceria com o seu blog.
Meu blog é:
http://www.rm2comunicacao.blogspot.com
muito obrigado.