quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Historia da Dell





A Dell foi fundada em 1984, por Michael Dell, enquanto ainda estudava na Universidade do Texas, a partir do conceito:


vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição


Usando somente mil dólares, a empresa foi fundada com o nome de PC´s Limited, o que parece absurdo hoje em dia, pois mil dólares não formaria nem uma idéia de montagem de empresa, que dirá uma empresa de computadores.Movimento ousado de Michael Dell, ele formou seus primeiros PC's em seu dormitório no quarto da faculdade, e ganhado o mundo posteriormente.

Com a fabricação em seu próprio dormitório, e formação de seu próprio design (o Turbo PC, que continha processadores Intel 8088 com a velocidade de 8MHz.), a Dell começa suas propagandas em revistas americanas de informática oferecendo venda direta ao consumidor, apartir daí o preço final dos computadores era melhor e mais competitivo no mercado com esse novo modo de compra, o que era um avanço na época. pois as vendas eram por intermédio e o público alvo era apenas empresas, agora os PC's iriam para dentro das casas, com um detalhe, o Michael deixava a escolha do consumidor a configuração, outra comodidade que está sendo usada até hoje pela empresa, pois no site da Dell, você consumidor que "monta" seu pc.

No primeiro ano de funcionamento, a empresa, faturou 6 milhões de dólares, valor bruto, comparado ao investimento inicial de mil dólares.

Discordo apenas com uma coisa que ele fez, vendo a ascensão de sua empresa, e de suas vendas, largou a faculdade para se dedicar aos negócios, o que naquela época um curso superior não fazia tanta diferença como hoje, mas mesmo assim é um mau exemplo.

Tirando esse detalhe, a empresa cresce até hoje, e está entre as três empresas que mais crescem segundo a revista Educação. http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=11969

Em fevereiro de 2005, a Dell apareceu em primeiro lugar no ranking das "Empresas mais admiradas", publicado pela revista Fortune.


0 comentários:

Postar um comentário