domingo, 23 de agosto de 2009

Regulamentação das profissoes de TI


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvMdinLeVJAIf_RrqQlOyrP84LmUXVWgC8n3oe7saCljfJKmSGCLx_lCl_JtihkSyHQ2gaXJ6F10_k0JCZmnN0JuJLP5n88_EY6ap4Cfvknmo7f937DSqdo6xtwUqgWIb1uasA2H9wI0py/s400/cartoons_217_O+analista+de+sistemas.jpg

Regulamentação da Profissão
Projeto prevê regulamentar profissiões de TI
INFO Online

Tramita esta semana, em caráter conclusivo na Comissão de Trabalho do Congresso, um projeto de lei que prevê a regulamentação das profissões relacionadas à tecnologia da informação.

De acordo com o projeto de lei 7109/06, de autoria do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), as profissões relacionadas às áreas de informática, computação e sistemas de informação devem ter regras específicas e seu exercício limitado a profissionais que estudaram disciplinas correlatas.

O projeto prevê que apenas profissionais com graduação universitária em cursos como Ciências da Computação e Informática possam exercer plenamente funções de TI.

Trabalhadores com mais de cinco anos de experiência na área, ainda que não diplomados, poderiam exercer funções de TI, desde que registrados no Ministério do Trabalho.

Se aprovado pela Comissão do Trabalho, o projeto deve ir à votação no Plenário da Câmara. Caso seja aprovado, fica sujeito à sanção do Executivo, que deverá determinar a criação de um Conselho Federal de Informação e Computação.

Este conselho seria responsável por definir cada profissão de TI e determinar quem pode ou não exercer cada atividade.

As informações foram divulgadas pela Agência Câmara.
Fonte: <http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107&content=news&id=5610>

Podemos ver essa ação de varias formas:

1° - As profissões mais antigas são regulamentas, só que tem um poderem, mesmo nessas áreas que tem regras fortes, existem profissionais que não são graduas, ou nem mesmo deveria está fazendo tal atividade, e mesmo assim estão no mercado, ocupando lugar de outros.

- será que valeria a pena fechar tanto o circulo de atividades na área de TI, vendo o que se acontece nas outras áreas?

2° - Profissionais que aprenderam com a experiência do dia-a-dia.
Muitas pessoas na área de TI não têm se quer um diploma de informática, mas sabem mexer muito bem, e resolver problemas da área, digamos, melhor que muitos graduados existentes.

- essas pessoas perderiam seu sustento, seu circulo de pessoas, sua influencia, pois as pessoas que a contratariam, devem agora seguir as regras?

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é a favor da regulamentação do exercício profissional, e não pelo fechamento te portas de mercado para alunos da área de informática, que obviamente perderam o animo com a área por haver essas regras.


fonte: <http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc-faq.html>
<http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc.html>

http://www.mbi.com.br/MBI/biblioteca/artigos/200901infoweek/200901InfoWeekTexto.jpg

0 comentários:

Postar um comentário